231022
Crato, 20 de outubro de 2023. (sexta-feira)
Foi um dia bem tranquilo. Depois de sete dias de dieta, dei uma pausa. Pela manhã postei um texto, depois fiquei trabalhando em petições, e descansei. Não me machuquei na aula de judô do dia anterior, mas fiquei fadigado. Durante o dia os membros da equipe de judô que iam trabalhar no evento da empresa de fornecimento d'água, Ambiental Crato, foram divididos em três grupos, cada um dos três grupos trabalharia por duas horas, o evento duraria seis horas. Isso foi resolvido por WhatsApp.
Dei uma olhada muito rápida na abertura do Pan Americano. Li o povo no chat dizendo que estava sendo uma abertura humilde. Desses atletas que vão competir lá quem eu mais acompanho é a skatista Rayssa Leal. A viagem da delegação de skate foi extremamente cansativa e ela vai competir no primeiro dia. Não foi participar da abertura.
Crato, 21 de outubro de 2023. (sábado)
No sábado, como o evento ia ser bem perto da minha casa, pude acordar e tomar café com muita calma. Meu turno lá só começava às dez horas. Era um evento do dia das crianças, com crianças de um projeto da minha paróquia, o Projeto Ecos de Esperança. Quem realizou o evento foi a empresa que cuida do fornecimento de nossa água encanada, Ambiental Crato. Como minha equipe de judô ensina judô lá, e temos uma parceria com a Ambiental Crato, fomos ajudar.
Chegando lá o pessoal do turno de oito às dez horas ainda ficou junto do pessoal do turno das dez às doze horas um pouco. Tiramos duas fotos. Não costumo colocar fotos minhas aqui, mas quem quiser ver aí estão os links.
Havia brinquedos e comida. Eu não estava com paciência para filas mas havia uns cachorro quentes sem fila para quem tinha ido trabalhar. Comi um cachorro quente, depois fui ficar em um escorregador inflável cuidando para que as crianças não subissem pelo escorregador, e sim pela escada. Quase duas horas fazendo isso. Até que decidiram secar os brinquedos para as crianças assistirem uma peça. Comi outro cachorro quente e me juntei com o resto do pessoal do turno das dez às doze para esperar o pessoal do terceiro turno chegar. Ia ter parmegiana mas eu preferi ir para casa. Vitória e o irmão eram do primeiro turno, mas quiseram ficar o evento inteiro. Para eles era meio trabalho, meio brincadeira. Estão no caminho entre a infância e a vida adulta. Além de trabalhar, eles tiveram paciência para enfrentar filas por comida. A mãe deles não deixa eles andarem sozinhos a noite mas não liga que eles andem sozinhos de dia. Teve gente que estranhou eles ficarem lá sem a mãe, mas eu não. Sei que eles moram muito perto mas não sei onde é.
Depois que eu saí fiquei sabendo que alguém teve a ideia de distribuir apitos com as crianças. Eu terminei não participando desse momento tão alegre.
Como a Fórmula 1 no domingo ia ser às quatro horas da tarde, eu decidi ir para a missa no sábado. A princípio eu ia para o Santuário Eucarístico de São Vicente Ferrer, às seis e meia da noite. Mas terminei me atrasando e tive que ir para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, às sete horas da noite. Que fica bem mais longe. Perto da academia onde eu tenho aulas de judô. Chegando lá quem celebrou foi um Padre chamado Elias. Ele é alguém normal. Mas tem fãs. Pessoas que tratam ele como ídolo, para evitar que missas normais virem irritantes encontros de fã clube ele evita avisar que vai celebrar. Encontrá-lo celebrando é sempre uma grata surpresa porque ele é muito inteligente. Ainda mais quando é um dia de um evangelho muito instigante. Era o evangelho em que os fariseus tecem elogios a Jesus depois perguntam se é lícito pagar o imposto. Jesus responde "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
Ele destacou a hipocrisia dos fariseus e a importância de viver com sinceridade e honestidade. Ele explicou que todos nós sabemos mentir, somos atores por natureza, e que devemos mentir para salvar nossa vida e a de outros caso haja essa necessidade. Mas é inadmissível mentir sem um motivo justo.
Depois ele explicou que a frase dar a César o que é de César é uma não resposta. Isso não significa mandar pagar o imposto nem mandar não pagar. Significa que essa decisão não está relacionada à religião. Mas que as decisões políticas são importantes, porque só depois delas que podemos cuidar de nossa espiritualidade. Primeiro o material, depois o espiritual.
A professora de judô postou no nosso WhatsApp interno uma inteligência artificial fingindo ser o criador do judô, Jigoro Kano. A explicação do que é o judô na boca daquele bonequinho ficou perfeita. O tatame é só o começo. Os princípios do judô, de economia de energia e prosperidade mútua, são mais importantes quando aplicados na nossa comunidade.
As duas ideias se complementam. De Jesus Cristo e de Jigoro Kano
Tanto na nossa vida pagar os boletos e comprar comida precisa vir antes da espiritualidade, como para ensinar espiritualidade a pessoas, particularmente pessoas pobres temos que primeiro ajudá-las em suas questões materiais. Não tem como ensinar nada aos pobres se junto com o ensino não houver um pouco de comida, ou meios para que eles consigam prosperar materialmente. Porque as questões materiais, as questões relacionadas a César, precisam ser resolvidas primeiro.
Em resumo, foi um dia de encontrar minha equipe de judô e minha comunidade paroquial para me aprimorar fora do tatame. Meu trabalho foi extremamente simples, mas senti que estava participando de algo muito grande.
Vi que Rayssa Leal ganhou medalha de ouro no Pan Americano, skate de rua, não reparei em outros resultados.
Crato, 22 de outubro, de 2023. (domingo)
São onze horas da noite, está tendo um evento de Kpop no México e o grupo que eu passo o dia escutando vai se apresentar. Eu nunca assisto esses eventos ao vivo. Porque apesar de gostar de um grupo eu ainda desprezo o Kpop de maneira geral. A Minnie, a cantora que canta as partes mais difíceis das músicas, faz aniversário segunda-feira. Ainda é domingo aqui na América, mas já é quase meio dia da segunda-feira na Tailândia onde ela nasceu. Quando ela pousar na Coreia do Sul já vai ser terça-feira. Em resumo ela considera que vai estar viajando nesse aniversário. Estou escrevendo um texto sobre ela, mas que como de costume termina sendo mais sobre a pessoa escrevendo do que sobre a pessoa assunto.
Duas gatas, Trinity e Estrela, estão se estranhando e fazendo barulho enquanto eu escrevo. As duas não se gostam mas querem ficar perto de mim.
Foi um domingo tranquilo, como já tinha ido à missa no sábado passei o dia em casa, ou em minha casa e na casa de minha mãe. Assisti a corrida inteira. A Red Bull teve um pouco de dificuldade para ganhar, mas terminou sendo mais uma vitória do favorito.
Saiu um comunicado da Fórmula 1 dizendo que dois carros foram desclassificados por peças de tamanho ilegal, ou algo parecido. A Mercedes que tinha chegado em segundo e a Ferrari que tinha chegado em sexto. O pódio ficou em primeiro Red Bull, em segundo McLaren, em terceiro a outra Ferrari. O vencedor não mudou.
Até.
Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com
Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô. Pretendo lutar no campeonato cearense que ainda não tem data marcada mas provavelmente acontecerá daqui a sete meses. Para isso preciso pagar o quimono branco, (faltam sete prestações), e comprar o azul, além de arranjar dinheiro para inscrição, viagem e alimentação. Qualquer ajuda é bem vinda. Me ler já é uma ajuda. Divulgar é muito bom. Apoio em dinheiro também.
Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com
Comentários
Postar um comentário