230716
230716
A mudança está sendo demorada e não tem muito o que se falar a respeito. Quando tiver finalmente acabado eu falarei sobre. Mas ontem a noite começou algo que vale a pena falar. Eu comecei a me preparar para lutar no dia 7 de outubro na Copa Samurai de Judô. Como não pretendo beber e nem comer porcarias até lá, eu me despedi comprando salgadinhos, bolachas recheadas e cerveja. Consumindo isso reassisti Rocky: Um Lutador (1976), vencedor do Oscar de melhor filme. Esse filme é sensacional, tem muitos detalhes importantes. É um filme que fala sobre vida e sobre jornada.
Antes eu tinha lido sobre treinamento para lutas. Vi que devo me concentrar no tempo previsto de duração de luta que é de três minutos. Devo correr em piques de três minutos, fazer exercícios que durem três minutos e assim por diante.
Para o exame de judô eu deveria ter estudado duas páginas de apostilas sobre treinamento, mas a verdade é que eu não consegui entender foi nada daquelas duas páginas. Ainda bem que deu para passar no exame mesmo assim. Mas agora com calma e sem pressão de exame eu pude me debruçar calmamente sobre pelo menos um dos termos da teoria de treinamento de judô que foi o Uchi Komi 打ち込み.
Essa palavra tem duas kanas que tem função apenas de conectar os dois kanjis que realmente formam a palavra o kanji: 打, que significa bater. E o kanji: 込 , que significa incluído.
Mas quando unidos formam uma palavra que pode ser literalmente traduzida como batida compenetrada. Eu já conhecia o termo porque ele é repetido nas aulas de judô mas eu não conseguia entender o significado. Mas depois de me debruçar sobre o termo durante todo o domingo finalmente entendi. Uchi Komi é uma repetição com dedicação, não robótica. Por exemplo. Se você ficar batendo numa tecla de computador sem parar você não está fazendo um uchi komi, porque você está fazendo uma repetição robótica. Agora se você bate nas teclas de um computador para digitar um texto você está fazendo um uchi komi. Porque cada batida de tecla tem um significado, tem um motivo, todas se unem para formar algo maior. A mesma coisa pode se aplicar a alguém tocando nas teclas de uma sanfona de maneira desorganizada. Não será um uchi komi, mas alguém que sabe o que está fazendo e que toca nas teclas para formar uma música está praticando um uchi komi.
O uchi komi é parte fundamental do treinamento do judô. Devemos repetir a técnica muitas vezes. Mas não de maneira robótica, pois se fizermos assim não estaremos treinando, estaremos é nos viciando a fazer a técnica de forma errada. Uchi komi no judô é repetir a técnica mas de forma compenetrada. Colocando grande concentração em cada uma das repetições.
Hoje, além de praticar uchi komi eu corri, fiz exercícios isométricos e cuidei da minha dieta. Está sendo só o primeiro dia e já foi muito interessante. O judô é fascinante, é uma jornada para um universo de conhecimento, onde quanto mais você explora mais você se convence da sua ignorância.
Comentários
Postar um comentário