230823

  Crato, 23 de agosto de 2023.


O dia de hoje foi muito doido. Vou tentar reconstruir o que aconteceu de trás pra frente com ajuda do Twitter. Por último, a exatos seis minutos apareceu alguém me passando uma receita de traço de cimento.



Descobri que tem as tirinhas do Snoopy no Prime Reading, mesmo sistema que uso pra ler as revistas Veja, assistir alguns filmes  e outras coisas. Inclusive ouvir música, minha tia apareceu na casa de minha mãe e ouviu um trechinho de "Assédio sexual" de Amado Batista na Alexa.



Antes disso me revoltei com um promotor exibido.



Derrubaram um avião de fabricação da brasileira Embraer na Rússia. Tinha gente metida em guerras em três continentes nesse avião. Esse modelo de avião em especial nunca tinha caído. Uma vez se chocou com outro avião em pleno voo, mas seguiu viagem normalmente, enquanto o outro avião que sofreu o choque caiu e todo mundo morreu. 

A Embraer bem que podia construir sondas espaciais também.

Pessoal dos BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa estão com uma história de voltar o ouro como base das negociações internacionais, nem tive tempo de pesquisar para ver se essa idéia faz algum sentido.



Um dos membros dos BRICS a India conseguiu pousar uma sonda na lua. Isso é um resultado incrível. Grande parte dos indianos caga em um buraco no chão. Infelizmente resolver o problema de saneamento básico é muito, muito mais complicado do que botar uma sonda na lua. Mas eu acredito que temos que investir em engenharia aeroespacial mesmo antes de resolvermos nossos problemas mais básicos. Melhor cagar em um buraco no chão  mas ser potência aeroespacial do que cagar em um buraco no chão e não ser, nosso caso aqui no Brasil.

A Copa do Mundo de Xadrez está na fase final e disputa de terceiro lugar. Quando cheguei pra olhar as partidas. Primeiro eu olho no site sem nem uma ajuda de computador para entender por minha cabeça o que está acontecendo, só depois vou para transmissão. 

Quando cheguei no site a partida da final já tinha empatado.

 Essa partida por acaso está sendo jogada por um indiano. A Índia está virando a principal potência no xadrez superando a Rússia. Por causa das  sanções e por medo de ir pra guerra muitos enxadristas russos fugiram para outros países da Europa. A Federação de xadrez facilitou a mudança de federação deles. A Índia também está no caminho de superar a Rússia na corrida espacial, essa semana uma sonda russa caiu no solo lunar.

Mas voltando pra terra, quando eu cheguei no site a partida da final da Copa do Mundo de Xadrez já tinha sido empatada. Essa partida foi jogada por um rapaz indiano e pelo jogador que não quer mais ser campeão mundial. Quando eu fui para transmissão soube que o jogador aposentado estava com caganeira. Ele correu pra empatar a partida o quanto antes pra ir correndo pro hotel. O indiano que estava de peças pretas, empatar de pretas é considerado um bom resultado no xadrez de alto nível, não fez muita força pra ganhar deixou o empate acontecer. 

No outro tabuleiro, o jogador que representa os Estados Unidos da América precisava vencer para não ser eliminado. Eu assisti o final da partida, ele levou para um final de rei e peão contra rei e encontrou um caminho para promover. Na verdade a partida acabou vários lances antes disso, como eles enxergam muitos lances na frente eles costumam abandonar logo que uma posição fica completamente perdida. Amanhã tem os desempates e essa Copa do Mundo de Xadrez finalmente acaba.

Eu mesmo prestando atenção nessa ruma de coisa fiz todas as atividades que tinha previsto pra fazer hoje. Quero destacar que me dediquei muito ao judô hoje.

Os enxadristas analisam suas partidas para ver onde podem melhorar. Eles conseguem refazer a partida igualzinho como aconteceu em seus tabuleiros, no judô não é tão fácil reprisar suas lutas mas eu consigo me lembrar de parte do que aconteceu e ficar revisando. De mais importante lembrei que eu tenho feito "camarão", uma técnica em que usamos braços e pernas para fugir de uma posição desfavorável na luta de solo (ne waza), acontece que eu estou usando apenas os membros inferiores. É muito mais fácil pra mim treinar membros inferiores, basta andar, correr, dançar. Coisas muito básicas, passo horas fazendo isso todo dia. Inclusive,  estudo, trabalho e me divirto ao mesmo tempo em que treino dessa forma. Mas os membros superiores não estão com o treino tão em dia. E além disso meus braços estão mais musculosos que meus antebraços. Conversei sobre isso com o Chat não sei o quê PT. Ele me deu muitas dicas mas o principal foi que a atividade mais natural que existe para treinar membros superiores é a escalada. Eu não preciso realmente escalar nada mas usar como base para exercícios. Se mover pelo chão e pegando nas paredes como se estivesse escalando, segurar cordas com força como se estivesse escalando, fazer força sobre uma superfície como se fosse colocar o corpo em cima, se pendurar em meias paredes e assim por diante.

Também conversei com o Chat sobre estratégia de lutas e técnicas específicas. Assisti algumas lutas do meu jeito de assistir. 



Fui na academia de judô comprar o brasão da equipe para colocar no kimono mas a professora esqueceu, ela também tinha esquecido que não tem aula amanhã por causa da Mostra SESC, pelo menos minha ida serviu para avisar isso. Foi como parte de uma sessão de exercício então não houve prejuízo.

No Instagram eu compartilhei um post da Vogue Ucrânia com a foto da lutadora de judô Bilodid, e a Vogue curtiu! Muito bom interagir com uma revista de moda. Eu gosto de moda. Moda é o estudo do que as pessoas usam em determinado lugar em determinado tempo. Mas infelizmente quase não existe verdadeiro conteúdo de moda. A maioria dos que dizem produzir conteúdo de moda na verdade estão produzindo conteúdo de filosofia. Julgar se é certo ou errado usar uma roupa ou se uma roupa é bonita ou feia não é moda é filosofia. A filosofia que discute o certo e o errado, o feio e o bonito não a moda.



Eu entendo que a divulgação de um praticante de judô é a divulgação do judô. Quando eu tiver minha academia vou divulgar meus alunos fazendo as mais diversas atividades. A informação de que várias pessoas de várias áreas se reúnem na minha academia é a divulgação que mais me interessa. A Bilodid sendo capa da Vogue divulga o judô mais do que uma foto de kimono, assim como o Curry cantando Misery Business no show do Paramore divulga mais a NBA do que uma foto de camisa regata.

Teve ainda mais coisa hoje, mas essas são as que eu me lembrei para contar.

Mais uma coisa. A artista que eu vivo escutando, há uns anos lançou um clip vestida de garçonete. Foi uma maneira de ela se chamar de vagabunda. Tipo a vagabunda que não quis fazer faculdade e foi trabalhar em algo que não precisa de faculdade para trabalhar. Ela comparou ser artista com ser garçonete. Os donos de restaurante ou não entenderam a analogia ou não se importaram porque ela já fez dois clipes musicais para restaurantes, o segundo saiu hoje mas eu não vi ainda.

Mais uma coisa, os irmãos Fittipaldi lançaram um vídeo adivinhando as pistas apenas de ouvir o som dos carros, mas eu também não vi esse vídeo ainda. 

Acho que era só.

Até.


Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com

        Meu plano é ensinar sobre esporte e guerra através do xadrez e do judô. Tenho luta marcada para sete de outubro e aceito ajuda. Qualquer valor via pix ou paypal ou um patrocínio no meu kimono.


          Pix, Paypal e e-mail: diegosergioadv@gmail.com


Charlie Brown que nunca conseguiu chutar uma bola de futebol



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20250721

20250727

20250323