230603

  Antes de contar o que aconteceu ontem e hoje gostaria de compartilhar uma citação.

"Imagine um ferrolho enferrujado na porta do jardim, que foi colocado de maneira errada, ou a porta se vergou em suas dobradiças depois que foi colocada, e durante anos esse ferrolho nunca fechou de maneira eficiente: a não ser que se batesse nele ou levantasse a porta um pouco, para fazê-lo se encaixar com esforço. Imagine então que o velho ferrolho é desparafusado, lixado com esmeril, banhado em parafina, polido com areia fina, generosamente azeitado, e recolocado por um trabalhador habilidoso com tanta maestria que ele fecha e desfecha com a pressão de um dedo — com a pressão de uma pena —, quase como se você pudesse soprá lo para abrir ou fechar. Você pode imaginar os sentimentos desse ferrolho? São os mesmos sentimentos de glória das pessoas convalescentes, depois de uma febre. Ele esperaria ansiosamente que o fechassem, desejando ardentemente sentir o arroubo de seu movimento delicado e bem sucedido.

Pois a felicidade é tão só um subproduto, como a luz é um subproduto da corrente elétrica atravessando os fios." 


Na verdade luz e corrente elétrica são duas manifestações da mesma coisa ou seja da energia, mas eu entendi a analogia do autor apesar de seu desconhecimento de física, continuando:


"Se a corrente não puder fluir de maneira eficiente, a luz não chega. É por isso que ninguém encontra a felicidade, se a procura por si mesma.

Mas o homem deve procurar ser como o ferrolho que funciona; como a corrida desimpedida da eletricidade; como o convalescente cujos olhos, há muito frustrados em suas órbitas pela dor de cabeça e pela febre, de tal modo era intensa a dor de movê-los, agora cintilam de um lado para o outro, com a desenvoltura de peixes limpos em água clara. Os olhos estão funcionando, a corrente está funcionando, o ferrolho está funcionando. Assim a luz resplandece. Isso é felicidade. Funcionar bem."

O Único e Eterno Rei: O Livro de Merlin - Volume 5. 

T. H. White.


Esse é um pedaço de um livro que eu li hoje depois do almoço. Ele é o Volume 5 mas eu estou lendo sem ter lido os quatro primeiros volumes antes. Estou no capítulo três ou quatro, não tenho certeza, mas já coloquei essa série entre as favoritas da minha vida. Junto com a Ilíada de Homero, Dom Quixote de Cervantes, O Hobbit de Tolkien, Os Salmos, Os Lusíadas. Não vou falar todos agora.

Agora sim vou contar o que aconteceu ontem e hoje. Como tudo teve a ver com RPG, para quem não sabe “RPG de mesa” é o nome de um jogo, quem não gosta de RPG e jogos em geral pode parar de ler aqui. Obrigado por ter lido até aqui e espero que o texto do homem White que eu coloquei entre aspas faça com que você não tenha dado uma viagem perdida. Tchau!

Agora sim vamos contar a sexta-feira, mas antes preciso recuar alguns dias. Era a semana do meu aniversário e minha irmã de sangue, é só um detalhe, não acho sangue importante, mas minha irmã de sangue estava conversando comigo por vídeo chamada, ou era áudio agora não tenho certeza. E começamos a falar que de vez em quando precisávamos comprar alguma coisa inútil para nos sentirmos livres. Ela contou que ganhou um prêmio de funcionária do mês e que comprou todinho de carne. E que foi bom comer tanta carne mas que passada o tempo a fome volta e o presente se foi. 

Eu lembrei que na Coreia do Sul tem festivais de música que dão carne como prêmio e os artistas ficam super felizes levantando os pedaços de carne como troféu. Aí ela contou que da segunda vez que ganhou um prêmio e que o chefe dela, ou os colegas não tenho certeza, a parabenizaram dizendo que ela ia comer bem, ela disse NÃO. Então foi há um lugar que aceitava o prêmio mas que vendia fones de ouvido e comprou um fone de ouvido. Que era algo que ia durar mais do que comida. 

Eu contei que concordava e que eu tinha pego o hábito de ler PDFs no celular porque precisei dessa habilidade para estudar para o concurso que eu ia fazer, nesse dia ainda não tinha feito a prova, e que nos últimos dias antes da prova não estava mais estudando o conteúdo do concurso estava estudando RPG para me divertir.

Se me permitem um parêntese eu gostaria de colocar a definição da palavra diversão. Mas a definição do dicionário, não acreditem no Google e na Microsoft com seu chat não sei o quê PT, essas empresas gostam de deixar a gente ignorante, informando de forma resumida e até mesmo errada. Um dicionário é um lugar muito melhor quando se quer saber o significado de uma palavra. Um dicionário é só um livro onde anotaram algo, não é um robô tentando dizer o que você quer "ouvir", mudando a realidade para deixar mais bonitinha para você. Meu dicionário tá lá longe mas vale a pena ir buscar.


"Diversão: substantivo feminino; 1. Mudança de direção; desvio. 2. Distração. 3.  Divertimento; recreio. 4. [Militar] Manobra falsa para desviar a atenção do inimigo do ponto que se quer atacar."

Eu considero o significado quatro, o mais elucidativo do termo. No sentido do que eu faço. Quando eu passei no vestibular antes da prova eu estudei inglês sem parar, sendo que eu tinha me inscrito para fazer a prova de espanhol. Eu me foco estudando algo que não vai cair na prova como que tentando enganar um inimigo. 

Mas continuando na conversa com minha irmã eu disse que estava estudando um livro em formato PDF no meu celular mas que se pudesse compraria a versão física. Ela disse que me dava o dinheiro e que eu comprasse. Como a realidade da minha vida não é fácil eu precisei gastar o dinheiro que ela mandou com necessidades mais prementes e esperei o cartão de crédito fechar, o que aconteceu apenas no final do mês do meu aniversário ou seja dia 30, terça-feira e comprei o livro. Vou colocar o link aqui.

 O livro que eu ganhei






Eu considero esse livro um presente não só da minha irmã de sangue, mas da minha mãe e de todos os irmãos que vem me ajudando. Obrigado Pessoal!


O livro já chegou. Chegou sexta-feira. Eu comprei em quatro prestações de trinta reais mas ele já subiu de preço de novo.

E como foi bom. Que livro lindo. Que maravilhoso tê-lo em mãos. Muito melhor que um PDF e mais durável. Essa situação e um texto que eu li me fez perceber como os livros de papel são mais duráveis que os digitais. Meu primo Joserlandio, que Deus o tenha em um bom lugar, não deixou nem um livro digital. Ele guardava os arquivos dele em HDs e pen drives e ninguém teve tempo de olhar os conteúdos. Foram todos formatados e vendidos. Mas os livros físicos ficaram. Principalmente um Dom Quijote que ele comprou na Espanha lindo que ficou pra mim. Nossas bibliotecas virtuais vão se acabar logo depois de nossa morte. Ou porque ninguém vai ter a senha, ou porque os donos dos HDs virtuais vão deletar ou porque vão se apagar sozinhos. HDs não são duráveis. Mas os livros físicos vão ficar. 

Acontece que nós que ainda estamos vivos podemos e devemos aproveitar esses livros enquanto pudermos e eu fiz isso hoje.

Coloquei o livro no chão com papel e lápis. Experimentei fazer uma ficha de guerreiro de décimo nível. Os guerreiros nesse livro ficaram muito fortes, não são como os de Dungeons and Dragons da Wizards em que eles só são buchas de canhão na mão dos magos e clérigos. E além disso eu estudei módulos de aventuras e organizei arquivos.

Como os módulos de aventura desse autor Goodman são bons. O cara é muito criativo e lhe incentiva a ser criativo também. Os módulos de aventura da Wizard of The Coast são expressões do capitalismo com todo o egoísmo que lhe é intrínseco. No começo de um módulo de aventura da Wizards já vem dizendo mais ou menos assim.

"Se você não tem um Livro do jogador, um livro do mestre e um livro dos Monstros nem leia seu pobretão."

E são módulos feitos para lhe humilhar no que diz respeito à criatividade. Desnecessariamente detalhado, informações específicas difíceis de adaptar. E sempre tem um mercado perto da aventura onde os jogadores podem comprar ou vender tudo que quiserem. Uma verdadeira loja Amazon em pleno sistema feudal. Gente! Qual o sentido disso? Ir jogar um jogo para sentir o clima do sistema feudal mas colocar um sistema econômico desenvolvido onde você pode comprar um livro e esperar três dias para entregarem. 

Wizards! Eu já vivo isso na vida real, minha querida, ponha coisas nos módulos que sejam diferentes da realidade por favor. 

Mas os módulos do Goodman são sensacionais. Muito fácil de adaptar. Ele já vai contando as coisas e dizendo que se você não quiser pode mudar. Você consegue comprar um módulo do Goodman e usar em outro jogo sem a menor dificuldade. E tem de vários tipos. Tem as masmorras onde pouca coisa acontece e fica fácil de jogar. E tem coisas malucas que ele já avisa. Aqui é para lhe testar. Você vai ter que se garantir para jogar isso. Por exemplo, uma aventura onde o grupo precisa enfrentar um robô gigante estilo desenho japonês. E tem que adivinhar onde o robô vai atacar para chegar lá primeiro. E tem que ir a pé, de jumento do jeito que der. Como não tem como descrever o mapa inteiro porque é um mapa gigantesco ele só dá algumas dicas e diz, improvise! O cara vai contra a lógica capitalista de lhe tornar dependente dele. Ele lhe ensina a pescar, o cara é demais.

Obrigado Goodman e sua empresa Goodman Games. Obrigado Sagen Editora por publicar esse livro. Obrigado Galápagos por distribuir. Obrigado Amazon por vender e entregar em três dias. Graças a vocês eu não preciso ir para um mundo imaginário para viver a experiência de comprar um produto e esperar receber em três dias. Eu posso ir a um mundo imaginário para fazer coisas realmente desafiantes como conseguir comida em uma economia baseada em escambo!

A partir de hoje sábado é o dia do RPG pra mim. Vou trabalhar em RPG sozinho ou com quem vier me visitar. Quem estiver lendo isso se sinta convidado! Vamos jogar!

diegosergioadv@gmail.com

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

231009

231023

231225